O que são cuidados paliativos?
R – são ações de prevenção e controle de fatores que geram sofrimento aos pacientes e seus familiares, tanto em aspectos físicos, quanto psicológicos, morais, sociais e até espirituais.
Para quem são indicados?
R – são indicados a todas as pessoas (e seus entes próximos) acometidas por doenças crônicas que sejam ameaçadoras da vida, como câncer, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória etc..
Quais são os cuidados necessários durante o tratamento?
R – a abordagem ideal para pacientes neste perfil é a concomitância do tratamento modificador da doença (aquele que combate a doença) e dos cuidados paliativos. Estes, se voltam ao cuidado da pessoa doente e daqueles que o rodeiam e que também sofrem. À medida que o paciente melhora, a atuação dos cuidado paliativos diminui e, em caso de cura, terminam. Para aqueles que não obtêm melhora, a participação dos cuidados paliativos cresce ao longo do tempo, enquanto diminui a intensidade do “tratamento modificador”, chegando ao ponto em que a condução do caso pode ser até exclusiva dos cuidados paliativos, no caso de pacientes em fim de vida.
Por: Dr. Antonio Carlos Moreira
CRM-CE 6522
Medicina de Família e Comunidade – RQE 4735
Medicina Paliativa – RQE 13464