Quimioterapia

A quimioterapia é um dos tratamentos mais importantes que dispomos no combate ao câncer. Medicamentos específicos, chamadas de drogas antineoplásicas, são utilizados ao longo do tratamento agindo de maneira diferente dentro do nosso corpo, mas todos eles funcionam com o mesmo intuito, o de destruir as células cancerosas. Dependendo do tipo de câncer, poderá ser tratado com um medicamento (monoterapia) ou com uma combinação de medicamentos (terapia combinada) que pode ser administrada pela boca ou através das veias.

Os principais objetivos do tratamento podem ser:

  • Tentar curar o câncer completamente – isso é conhecido como quimioterapia curativa;
  • Ajudar a fazer outros tratamentos mais eficazes – por exemplo, a quimioterapia pode ser combinada com radioterapia (radiação que é utilizado para matar as células cancerosas), ou pode ser usada antes da cirurgia;
  • Reduzir o risco de o câncer retornar após radioterapia ou cirurgia;
  • Aliviar os sintomas – uma cura pode não ser possível para o câncer avançado, mas a quimioterapia pode ser usada para aliviar os sintomas e retardá-lo. Isso é conhecido como quimioterapia paliativa.

 

Na Pronutrir Oncologia, no momento em que a quimioterapia for indicada, você começará a ser acompanhado por uma equipe de profissionais altamente treinados e liderada por um médico oncologista. Está equipe de saúde inclui os seguintes profissionais:

Médico oncologista – Especialista no tratamento de câncer, junto com a equipe ele supervisiona e desenvolve um plano de tratamento especifico para cada caso;

Enfermeiro oncológico – Especializado no atendimento dos pacientes com câncer, ele ajuda o médico oncologista a monitorar sua saúde durante todo o tratamento;

Auxiliar de enfermagem – Profissional treinado que exercem assistência direta sob supervisão do enfermeiro.

Outros especialistas também participam desse processo, o farmacêutico para manipular o medicamento, o psicólogo para cuidar das emoções e o nutricionista para orientar uma alimentação saudável e equilibrada durante o tratamento.

A quimioterapia é um tratamento muito eficaz contra o câncer e tem ajudado a salvar milhões de vidas, mas ela causa efeitos colaterais. Os medicamentos utilizados na quimioterapia não podem distinguir entre células cancerosas de crescimento rápido, de outros tipos de células de crescimento rápido, tais como células sanguíneas, células da pele e as células no interior do estômago. Isto significa que a maioria dos medicamentos de quimioterapia tem um efeito tóxico em células do corpo.

Algumas pessoas têm apenas efeitos colaterais mínimos, mas para a maioria das pessoas, um ciclo de quimioterapia pode ser desagradável.

Se adaptação aos efeitos colaterais da quimioterapia pode ser um desafio. No entanto, é importante perceber que a maioria, se não todos, dos efeitos secundários desaparecem depois de o tratamento estar completo.

Siga todas as orientações dadas pelo seu médico oncologista e em caso de dúvidas entre em contato com a equipe.